2021


Título: Seminário águas de Rondônia.

Área principal: Meio Ambiente.

Espaços de Realização: On line, via Google Meet e transmissão pelo YouTube.

Públicos Alvo:  Alunos de Engenharia Ambiental; Alunos de Mestrado em GEstão e Regulação de Recursos Hídricos; Universitários em tos níveis e Pesquisadores e atores siciais atuantes em recursos hídricos.

Responsável pela Ação: Nara Luisa Reis de Andrade. 

Resumo

Em evento alusivo ao Dia Mundial da água, entre os dias 22 e 24.03.2021, o Departamento de Engenharia Ambiental da Unir, Campus Ji-Paraná, e o Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua), organizam o Seminário águas de Rondônia, em parceria com o Grupo de Pesquisa Internacional do projeto Connections between Water and Rural Production: Sociohydrological Systems on a Tropical Forest Frontier, das instituições San Diego State University, University of Montana e Salisbury University. O Objetivo é apresentar as recentes contribuições científicas, regionais e internacionais, para melhorias na gestão dos recursos hídricos no estado de Rondônia, especialmente no que se refere às relações de mudanças no uso da terra e sistemas de produção local com o clima e a disponibilidade hídrica, atual e futura, visando identificar avanços e perspectivas para trabalhos futuros.

 


Título: I MOSTRA DE PROJETOS DE MESTRADO - PROFÁGUA 2021.

Área Principal: MEIO AMBIENTE.

Espaços de Realização: Evento on line.

Públicos Alvo: Acadêmicos e professores do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ? ProfÁgua; Pessoas que estudam e/ou trabalham com recursos hídricos e meio ambiente.

 

Resumo

O componente curricular Seminários I do Profágua tem promovido, como etapa final de avaliação dos acadêmicos, a defesa do Projeto de Mestrado, realizada na presença de uma banca avaliadora. Neste ano, as vinte bancas de defesa dos projetos dos acadêmicos da Turma de 2021 serão apresentadas como evento de extensão, o qual possibilitará a socialização do conhecimento científico referente às diversas linhas de pesquisa existentes no Programa. A apresentação da defesa oral dos projetos acontecerá no dia 25 de junho de 2021, em ambiente virtual conforme o cronograma apresentado. O tempo de apresentação do trabalho será de 7 a 10 minutos, após o que a banca examinadora, composta por dois avaliadores, terá 20 minutos para fazer a arguição. Os orientadores e coorientadores dos mestrandos serão convidados a participar do evento, que será aberto a todos os que tenham interesse em participar. As atividades propostas seguirão o cronograma, no entanto, estarão sujeitas a modificações, conforme ocorrência de imprevistos. E havendo alteração no cronograma, a coordenação informará aos participantes, por e-mail, com prazo mínimo de 48 horas de antecedência.

 


Título: Simpósio de Recursos Hídricos & I Diálogo Fluvial Internacional na Amazônia.

Área Principal: Meio Ambiente.

Espaços de Realização: On line via Plataformas de reuniões virtuais com transmissão pelo YouTube.

Públicos Alvo: COMUNIDADE ACADÊMICA EM GERAL; Atores dos diversos setores relacionados à gestão dos Recursos Hídricos.

Responsável pela Ação: NARA LUISA REIS DE ANDRADE.

 Resumo

Há 11 anos, ocorreu o primeiro diálogo hídrico em formato de Simpósio, e hoje chegamos a sua V edição. O objetivo que se manteve presente foi o de promover a capacitação e oportunizar o encontro de atores de todos os setores da sociedade, como preconiza a Lei 9.433/97, por meio de uma troca de saberes e de experiências. Nesta edição, nasce junto ao V Simpósio de Recursos Hídricos o I Congresso Internacional de Diálogo Fluvial na Amazônia, com respaldo no ODS 17 da Agenda 2030, que traz a cooperação como uma ferramenta para que novas realidades sociohidrológicas possam ser construídas por meio da governança. Para isso, o acesso à informação é fundamental, e esse é o papel desse evento: promover a troca de saberes e servir como elemento de integração das diversas visões e ações relativas ao tema água.

Nesta edição, o evento, que prima pela construção coletiva e tem garantido, em seu planejamento e execução, a participação e o comprometimento de todos os setores representativos para a Gestão dos Recursos Hídricos (com representantes do Poder Público (das esferas municipal e estadual), da sociedade civil - ONGs, universidades, associações, e de usuários de água), está sendo sediado pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR, coordenado pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos/Profágua da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e conta com importantes parcerias institucionais, nacionais, abrangendo pesquisadores das cinco regiões do Brasil, e internacionais, com a participação de pesquisadores de Portugal, Espanha, Reino Unido, Costa Rica e Estados Unidos da América.