2020


Título: Discutindo Engenharia Ambiental e Sanitária

Área principal: Meio Ambiente

Espaços de Realização: Online - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alberto-dresch-webler-2

Públicos Alvo: Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de pós graduação PROFÁgua; Engenheiros e alunos de graduação.

Responsável pela Ação: ALBERTO DRESCH WEBLER

Resumo

Esse evento faz parte de uma série de atividades com a proposta de divulgar áreas temáticas da Engenharia Ambiental e Sanitária por meio de palestras técnicas a ser realizadas em dias definidos e com membros do Departamento de Engenharia Ambiental na função de mediadores e conjuntamente de pessoas da Engenharia e do mercado, objetivando agregar conhecimento junto ao público alvo.

 


Título: Campanha dos Lacres e Tampinhas Plásticas: Ajude o Guto a Ajudar outras crianças.

Área Principal: Meio Ambiente.

Espaços de Realização: UNIR, APAE.

Públicos Alvo: Discentes e docentes do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Servidores do campus de Ji-Paraná; Pessoas com deficiência, discentes e docentes de escolas públicas a comunidade Jiparanaense em geral.

Responsável pela Ação: Ana Lúcia Denardin da Rosa.

Resumo

Uma das maiores objeções ambientais encarada na contemporaneidade é a concentração de resíduos, pois a sociedade não é educada ambientalmente. Portanto, é relevante aplicar educação ambiental, pois a mesma irá incentivar a reciclagem, que é uma solução para reduzir o acúmulo de resíduos mal destinados e que prolonga a vida dos mesmos. O projeto tem o objetivo de reciclar lacres de latas de alumínio e tampinhas de garrafas de Polietileno tereftalato (PET), conscientizando a população do município de Ji-Paraná e gerando renda para a compra de materiais usados por alunos da Associação de pais e amigos dos excepcionais APAE de Ji-Paraná. O projeto será desenvolvido no município de Ji-Paraná, localizado no estado de Rondônia, em parceria com a APAE. Para tanto serão visitados estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, lanchonetes) do município, em que será exposta a proposta do projeto e solicitada a parceria no que tange ao recolhimento das tampinhas e lacres, que serão recolhidos e armazenados em garrafas de PET adesivadas com a logomarca do presente projeto. Além disso, serão visitadas as escolas Estaduais Jandinei Cella e Jardim dos Migrantes, em que serão ministradas palestras sobre a temática de reciclagem e nesse momento a comunidade escolar será convidada a participar e serem agentes multiplicadores do projeto. As garrafas PET, distribuídas nas escolas e estabelecimentos, serão recolhidas conforme forem sendo preenchidas do material reciclável. Esse material será armazenado na UNIR e posteriormente será doado para APAE para venda para empresas de reciclagem, sendo o valor obtido por meio da venda dos resíduos sólidos recolhidos destinado à compra de materiais utilizados por alunos da APAE do município.

 


Título: RESPIRE RONDÔNIA: EDUCAÇÃO ABERTA EM AMBIENTES VIRTUAIS SOBRE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR USANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO.

Área Principal: COMUNICAÇÃO.

Espaços de Realização: UNIR.

Públicos Alvo: Acadêmicos e técnicos; técnicos de agências ambientais do governo, acadêmicos, e da sociedade civil organizada.

Responsável pela Ação: RODRIGO MARTINS MOREIRA.

 

Resumo

O modelo de uso e ocupação do Estado de Rondônia é pautado na supressão vegetal nativa para atividades agropecuárias. Queimadas e incêndios criminosos são uma das principais aspecto ambiental relacionados a esse padrão extrativista. Como impactos temos a degradação da qualidade do ar e impactos negativos à saúde pública e ameaça à qualidade de vida de grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas respiratórias, a nível local, regional, continental e global. Nesse sentido, o Estado de Rondônia é deficiente em uma rede de monitoramento de qualidade do ar. Dados de sensoriamento remoto orbital, como o sensor TROPOMI a bordo do satélite Sentinel 5P da Agência Espacial Europeia traduz-se em uma ótima ferramenta gratuita de resposta à essa demanda da sociedade. Esse projeto objetiva produzir materiais (vídeo-aulas e cartilhas conceituais e metodológicas) para capacitar técnicos e tomadores de decisão a monitorar a qualidade dor ar. Vídeos e cartilhas serão produzidas e publicadas em plataformas virtuais gratuitas ensinando a comunidade de interesse a adquirir, armazenar, processar, analisar e apresentar informações referentes à monitoramento da qualidade do ar usando dados de sensoriamento remoto. Como resultados esperados, almeja-se que técnicos de agências ambientais do governo, acadêmicos, e da sociedade civil organizada sejam autônomos na elaboração e análise de informações referentes a qualidade do ar.