Timbre

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - JI-PARANÁ

Ata de Reunião

Ata da Reunião do Grupo de Trabalho 02 (GT2), que tratará dos componentes curriculares do novo PPC do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, realizada no dia onze de novembro de 2019, sob a presidência do Prof. Robson Alves de Oliveira, realizada na sala dos professores da Engenharia Ambiental e Sanitária. Abertura: às quatorze horas com a presença dos professores Alberto Dresch Webler, José Roberto Ribeiro Júnior e da Professora Ana Lúcia Denardin da Rosa. Ausência justificada A Professora Renata Gonçalves Aguiar informa que não poderá participar porque já combinou com seus alunos uma reposição de aula, haja vista que o calendário deste semestre não conta com 20 semanas letivas e mais uma para a repositiva. Informes: O professor Robson informa que a professora Renata Gonçalves Aguiar deixou o seguinte recado: “Se tiverem alguma colocação sobre os componentes curriculares que leciono depois eu buscarei saber. Registro que para poder acrescentar os componentes curriculares da nova Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE n. 02, de 24 de abril de 2019, indico que o componente curricular Estatística II pode ficar como optativa. Se os demais assim também entenderem, já é um componente curricular a menos para remanejar. Essa indicação é para atender o que os alunos têm abordado muito nos questionários, que temos formado mais aluno com foco na pesquisa. Assim, faz apenas quem tem interesse. Uma ótima reunião!” O professor Robson informa que os objetivos do Grupo de Trabalho 02 são: 1) Discutir a possibilidade de inclusão da extensão nos componentes curriculares sob responsabilidade dos professores convocados; 2) Discutir a possibilidade de redução da carga horária/componentes curriculares obrigatórios x optativos; 3) Discutir a nova Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019 e 4) Discussão sobre as ementas. Pontos de Pauta: (1) Discussão sobre a possibilidade de inclusão da extensão nos componentes curriculares que estão sob responsabilidade dos professores convocados: O prof. Alberto sugere a criação de 5 componentes curriculares de extensão, uma nas áreas de: (1) água voltada para recursos hídricos; (2) água voltada para hidráulica; (3) Sistema de Esgotos; (4) Drenagem e (5) Resíduos sólidos, que são as grandes áreas do curso. O professor Alberto também sugere a ideia de “linkar” projetos com extensão. A Professora Ana Lúcia cita que a prestação de serviço pode ser incluída no rol das atividades de extensão. Nos componentes curriculares, pelo menos num primeiro momento, os professores não vislumbram a possibilidade de dedicar tempo específico para atividade de extensão como componente curricular. Assim, após a discussão os presentes aprovaram por unanimidade o encaminhamento do professor Alberto. (2) Discussão sobre a possibilidade de redução da carga horária/componentes curriculares obrigatórios x optativos: Os professores entenderam que tal discussão só será possível após a elaboração da nova estrutura curricular, com a inclusão dos novos componente curriculares obrigatórios que atendem a Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE n. 02, de 24 de abril de 2019. Assim, após a discussão os presentes aprovaram por unanimidade a necessidade de redução no número de componentes curriculares obrigatórios. (3) Discussão sobre a nova Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019. O professor Robson sugere que sejam colocados os nomes dos componentes curriculares conforme constam no Art. 9º, § 1º da Resolução onde se lê: “Todas as habilitações do curso de Engenharia devem contemplar os seguintes conteúdos básicos, dentre outros: Administração e Economia; Algoritmos e Programação; Ciência dos Materiais; Ciências do Ambiente; Eletricidade; Estatística. Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Física; Informática; Matemática; Mecânica dos Sólidos; Metodologia Científica e Tecnológica; e Química.” Assim, foi feita a seguinte divisão de professores responsáveis pela elaboração das ementas: Administração e Economia (Rodrigo); Algoritmos e Programação (Robson); Ciência dos Materiais (Ana); Ciências do Ambiente (Robson e Rodrigo pesquisar – parece ser ecologia); Eletricidade (Robson); Estatística (renata); Expressão Gráfica e Fenômenos de Transporte (Ana) Física; Informática (40 horas - Robson); Matemática; Mecânica dos Sólidos (Ana); Metodologia Científica e Tecnológica (Tecnológica) (Renata) e Química (Beatriz). Assim, após a discussão os presentes aprovaram por unanimidade o encaminhamento do professor Robson. (4) Discussão sobre as ementas: COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA GERAL. Discussão: Durante a discussão os professores concordam que a carga horária do componente curricular esta ok, mas foi sugerido ver a possibilidade de redução de carga horária. Ementa: Estudo dos gases; Elementos químicos e suas principais propriedades; fórmulas e funções inorgânicas; Cálculo Estequiométrico e Reações químicas. Soluções e equilíbrio químico. Objetivo: Capacitar o aluno a reconhecer os princípios fundamentais da química que atuam nos processos ambientais, possibilitando uma visão geral da importância da química na manutenção das condições de vida e ampliar o entendimento sobre os principais processos físico-químicos que ocorre no planeta Terra. Bibliografia Básica: BRADY, J. E.; Humiston, G. E. Química Geral. Rio de Janeiro: LTC., 2006; MASTERTON, W. L.; Slowinski E. J.; Stanitski C. L. Princípios de Química. Rio de Janeiro: LTC., 1990; RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill., 1994. Bibliografia Complementar: ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman., 2003; BAIRD, C. Química Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 1999; LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 1999; MAHAN, B. M. & MYERS, R. J. Química, um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher, 2005; MIESSLER, G. L.; FISCHER, P. J.; TARR, D. A. Química inorgânica. Pearson, 2014. COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA DO CARBONO. Discussão: Esse componente curricular não aparece no ementário do PPC. Durante a discussão os professores concordam que a carga horária do componente curricular de 40 horas-aula (40 teóricas) esta ok, com relação ao conteúdo. O professor Alberto sugere a possibilidade de ampliação da carga horária para 60 horas. O nome do componente curricular é química orgânica ou Química do Carbono? O professor Robson sugere a opção de nome química orgânica. Retirar os tópicos: Estrutura atômica e Tabela Periódica, Ligações químicas. O professor Alberto sugere a possibilidade de colocar o componente curricular como optativo. Pré-requisito é Química Geral. Ver com a professora Beatriz a questão das referências, quais deixar como básica e como complementar. Ementa: Átomo de carbono; Grupos funcionais: Hidrocarbonetos, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas e amidas. Principais fontes naturais de obtenção de compostos de carbono. Compostos de carbono e atividades industriais. Objetivo: Proporcionar conhecimentos sobre conceitos teóricos fundamentais da química; estrutura dos compostos de carbono, identificação e nomenclatura das principais funções químicas. Relacionar a ocorrência de alguns destes compostos com ocorrência natural e atividades industriais. Bibliografia Básica: MASTERTON, W. L.; SLOWINSKI, E. J.; STANITSKI C. L. Princípios de Química. Rio de Janeiro: LTC, 1990; RUSSEL, J. B. Química geral. São Paulo: McGraw-Hill., 1994; SOLOMONS, T.W. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC:, 1983. V.1, 2, 3; VOGEL, A. I.; Química orgânica qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 1983. Bibliografia Complementar: ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman., 2003; BAIRD, C. Química ambiental. Porto Alegre: Artmed, 1999; BRUICE, P. Y. Química orgânica. V. 1 e 2. Pearson. 2006; MAHAN, B. M. & MYERS, R. J. Química, um curso universitário. São Paulo: Edgard Blucher, 2005; SILVERSTEIN, R. Identificação espectrométrica de compostos orgânicos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA BÁSICA. Discussão: Os professores entendem que diante da realidade particular dos nossos alunos, esse conteúdo é muito importante, porque nossos alunos têm uma carência muito grande em relação aos conteúdos de matemática básica. Ementa: O Conjunto dos Números Reais: Propriedades dos números reais. Potência com Expoente Inteiro positivo. Fração: Igualdade de frações. Regra de sinais para frações. As quatro Operações com frações. Potência com expoente inteiro. Expressões algébricas: Expressões Polinomiais. Identidade e equação. Identidades envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. Simplificação e fatoração. Expressões Racionais. Conjunto dos Números Reais como Corpo Ordenado. Modulo. Radiciação. Potência com expoente racional. Função do 1º grau. Inequações do 1o grau. Funções quadráticas. Estudo do sinal. Equações e Inequações do 2º grau. Função modular. Equações e Inequações modulares. Objetivo: Revisar os conteúdos básicos de matemática do Ensino Fundamental e Médio para propiciar uma base a todos os acadêmicos para terem um desempenho satisfatório nos componente curriculares de exatas do curso. Bibliografia Básica: IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 1 – Conjuntos / Funções. 9ª edição. São Paulo: Atual, 2013; MACHADO, A. S. Matemática: Temas e Metas. Vol.1. São Paulo: Atual, 1988; NELSON, G. Matemática para 2° Grau. Vol.1. São Paulo: Ática, 1993. Bibliografia Complementar: ANTUNES, F. C. Matemática: Lógica, Conjuntos e Funções. BEZERRA, R. Z. & R., F. M. Matemática para 2° Grau. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,1979; GENTIL, N. Matemática para 2° Grau. Vol. 2. São Paulo: Ática, 1993; LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. Vol. 1 e Vol. 3. Coleção do Professor de Matemática. SBM, 2004; LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. Temas e Problemas Elementares. Coleção do Professor de Matemática. SBM, 2006. MATEMÁTICA, ETF’s e CEFET’s. Funções. Paraná, 1984. COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. Discussão: A questão do nome do componente curricular, se será Metodologia Científica ou Metodologia da Pesquisa Científica ou conforme a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019: Metodologia Científica e Tecnológica (Tecnológica). A colocação do conteúdo referente a introdução a informática, como sugestão: INVESTIGAÇÃO NOS MEIOS ELETRÔNICOS: Base de dados nacionais e internacionais. Busca de documentos em meio eletrônico. Trabalhos acadêmicos. Estrutura do Trabalho acadêmico. Uso de editores de texto para elaboração de trabalhos acadêmicos. Uso de planilhas eletrônicas e/ou outros softwares para elaboração de gráficos. Ementa: Ciência: fundamentos do conhecimento científico. Discussão sobre como se configura uma pesquisa acadêmica e os métodos científicos. A ética na pesquisa. Diferentes modalidades de trabalhos acadêmicos. Estrutura e formatação de trabalhos acadêmicos científicos nas Normas da ABNT. Elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Objetivo: Tem por finalidade habilitar o acadêmico a planejar, desenvolver e publicar trabalhos técnicos e científicos com rigor metodológico. Bibliografia Básica: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010; GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007; MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Bibliografia Complementar: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6032, Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, 1989. 14 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022, Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520, Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5892, Norma para datar. Rio de Janeiro, 1989. 2 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287, Informação e documentação – Projeto de Pesquisa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 8 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719, Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação. Rio de Janeiro, 2015. 11 p.; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028, Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724, Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p.; DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. Norma Interna para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação, Pós-graduação e Projeto de Pesquisa do Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2011. 55 p.; FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. 14. ed. Porto Alegre: s. n., 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.; SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. COMPONENTE CURRICULAR: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Matriz. Determinantes. Sistemas lineares. Álgebra Vetorial. Estudo da Reta. Estudo do Plano. Distância. Cônicas. Objetivo: Propiciar aos acadêmicos conhecimentos da geometria analítica no plano e espaço. Identificar alguns objetos geométricos e suas equações, bem como calcular ângulos, distâncias, áreas e volumes. Bibliografia Básica: OLIVEIRA, I. C.; BOULOS, P. Geometria Analítica: Um tratamento Vetorial. Editora McGraw Hill, 1987; WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora, 2000; STEINBRUCH, A. Geometria Analítica. Makron Books, 2000. Bibliografia Complementar: CAROLI, A.; CALLIOLI, C. A.; FEITOSA, M. O. Matrizes, Vetores e Geometria Analítica. 9a. edição. Nobel, 1978; IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar: geometria analítica. Vol.7. 7ed. São Paulo: Atual,1998; LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. 2°edição. São Paulo: HARBRA, 1992. OLIVEIRA, F. N. Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. Editora Atlas, 1977; SIMMONS, G. F. Cálculo com Geometria Analítica. Volume 1. Makron Books do Brasil Editora, São Paulo, 1996. COMPONENTE CURRICULAR: CÁLCULO I. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Limites. Continuidade. Derivadas. Teorema do valor médio. Aplicações da derivada. Antiderivada. Integral de Riemann. Teorema fundamental do cálculo. Aplicações da integral. Métodos de integração. Integrais improprias. Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos sólidos conhecimentos dos principais elementos do Cálculo I, bem como fundamentar habilidades e técnicas que possam vir a ser aplicadas na elaboração de resoluções de problemas na área de engenharia ambiental. Bibliografia Básica: FLEMING, D. M.; GONÇALVES, M. B. Cálculo A. 6ª ed. São Paulo: Makron Books, 2007. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. vol. 1. 5ª Ed. Rio de Janeiro: LCT Editora, 2011. LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. v. 1. São Paulo: Harbra, 1994; STEWART, J. Cálculo Vol.1 7° Ed. São Paulo: Cengage Learning 2013. Bibliografia Complementar: ÁVILA, G. Cálculo das funções de uma variável. v. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2003; LANG, S. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 1980; MUNEM, M.; FOULIS, D. J. Cálculo. v. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2008; SIMMONS, G. F. Cálculo com geometria analítica. v. 1. São Paulo: McGraw-Hill, 2006; THOMAS, G. B. Cálculo. v. 1. São Paulo: Pearson, 2009. COMPONENTE CURRICULAR: CÁLCULO II. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas. Cálculo diferencial de funções vetoriais. Funções de várias variáveis. Cálculo diferencial de funções de várias variáveis. Integrais múltiplas. Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos para estudar comportamento de funções vetoriais e de várias variáveis. Identificar relações no mundo real que possam ser representadas através de funções vetoriais e de várias variáveis. Bibliografia Básica: LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica. v. 2. São Paulo: Harbra, 1994; STEWART, J. Cálculo. v .2, 7° Ed. São Paulo: Cengage Learning 2013; GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo v.2, 5ª Ed. Rio de Janeiro: LCT Editora, 2011. Bibliografia Complementar: ÁVILA, G. Cálculo das funções de uma variável. Rio de Janeiro: LTC, 2003; FLEMING, D. M.; GONÇALVES, M. B. Cálculo B. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2007; LANG, S. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 1980. THOMAS, G. B. Cálculo. v. 2. São Paulo: Pearson, 2009; MUNEM, M.; FOULIS, D. J. Cálculo. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2008; SIMMONS, G. F. Cálculo com geometria analítica. v. 2. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA I. Discussão: Faltou colocar o componente curricular de Física III. Ementa: Medidas em física. Movimento de translação. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Sistemas de partículas. Dinâmica da rotação. Equilíbrio e elasticidade. Oscilações. Gravitação. Objetivo: Desenvolvendo habilidades de equacionar e resolver problemas de física I. Assimilar os conceitos trabalhados em Física I para utilizá-los como ferramentas no componente curricular de Física II. Bibliografia Básica: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume l: Mecânica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012; HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física I: Mecânica. 12. ed. São Paulo: Pearson, Addison Wesley, 2008. v. 1; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física II: Termodinâmica e ondas. 12. ed. São Paulo: Pearson, Addison Wesley, 2008. v. 2; TIPLER, P.A.; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros, Volume 1: Mecânica, oscilações e Ondas, Termodinâmica. Sexta edição. Rio de Janeiro: LTC. Bibliografia Complementar: EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física: Fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1982. v. 1; MCKELVEY, J. P.; GROTCH, H. Física. São Paulo: Editora Harbra, 1979. v. 1; MCKELVEY, J. P.; GROTCH, H. Física. São Paulo: Editora Harbra, 1979. v. 2; NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blucher, 1981. v. 1; NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blucher, 1981. v. 2. COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA II. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Fluidos. Ondas em meios elásticos. Natureza e propagação da luz. Óptica geométrica. Óptica física. Temperatura. Termodinâmica. Teoria cinética dos gases. Objetivo: Desenvolvendo habilidades de equacionar e resolver problemas de física II. Assimilar os conceitos trabalhados em Física II para utilizá-los como ferramentas nos demais componente curriculares do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Bibliografia Básica: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012; HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume 4: Óptica e Física Moderna. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física II: termodinâmica e ondas. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008. Bibliografia Complementar: EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física: Fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1982. v. 2; EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física: Fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1982. v. 4; FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. The feynman lectures on phisics. Reading Addison-Wesley, 1964. v. 1. COMPONENTE CURRICULAR: ELETRICIDADE APLICADA. Discussão: Componente curricular novo, foi aprovada como tendo carga horária de 40 horas Ementa: Leis fundamentais de eletricidade; Circuitos elétricos em corrente contínua e corrente alternada; Fundamentos de sistemas de medidas elétricas e metrologia; Princípios de funcionamento de sensores e transdutores; Energia hidroelétrica. Potência monofásica e trifásica. Iluminações. Motores elétricos. Transformadores. Periculosidade do choque elétrico. Incêndio. Noções de instalações elétricas específicas. Objetivo: Faltou colocar. Bibliografia Básica: BOYLESTAD, R. L. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS. Editora Pearson, 2012; COTRIM, A. A. M. B. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Editora Pearson, 2009. Bibliografia Complementar: D. HALLIDAY, R. RESNICK E K. S. KRANE. Física, Livros Técnicos e Cientifico; FERRARA, DIAS, CARDOSO: "Circuitos Elétricos I", Guanabara II, 1984; SILVA FILHO, Matheus Teodoro. Fundamentos de Eletricidade. RJ: LTC, 2007. COMPONENTE CURRICULAR: ESTATÍSTICA I. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Introdução e Organização de Dados Estatísticos: definição de Estatística, Estatística descritiva e inferencial, população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, distribuições de frequências, gráficos para variáveis qualitativas e quantitativas. Métodos de Amostragem. Medidas de Tendência Central. Medidas de Variabilidade. Probabilidade. Principais Distribuições de Probabilidade. Objetivo: Apresentar os princípios e técnicas estatísticas fundamentais voltadas à aplicação em pesquisas científicas e no planejamento das atividades profissionais do acadêmico e possibilitar que seja capaz de elaborar uma pesquisa, coletar, organizar, analisar e descrever os dados utilizando a estatística descritiva como ferramenta. Bibliografia Básica: BUSSAB, W. O.; MORRETIN, P. A. Estatística Básica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1987; MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009; TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Bibliografia Complementar: ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003; BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002; CALLEGARI-JACQUES, S. Bioestatística: princípios e aplicações. São Paulo: ARTMED, 2003; FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. Editora Atlas. São Paulo, 1990; SPIEGEL, M. R. Estatística. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1993. COMPONENTE CURRICULAR: ESTATÍSTICA II. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Introdução à estimação pontual e por intervalo de parâmetros. Teste de Hipóteses. Comparações Envolvendo Médias. Comparações Envolvendo Proporções. Análise de correlação. Análise de regressão. Objetivo: Apresentar os princípios e técnicas estatísticas fundamentais voltadas à aplicação em pesquisas científicas e no planejamento das atividades profissionais do acadêmico e possibilitar que seja capaz de analisar e descrever os dados utilizando a estatística inferencial como ferramenta. Bibliografia Básica: CALLEGARI-JACQUES, S. Bioestatística: princípios e aplicações. São Paulo: ARTMED, 2003; TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008; VIEIRA, S. Análise de Variância: (Anova). São Paulo: Atlas, 2006. Bibliografia Complementar: ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003; BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002; BUSSAB, W. O.; MORRETIN, P. A. Estatística Básica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1987; FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. Editora Atlas. São Paulo, 1990; MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. COMPONENTE CURRICULAR: FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Fundamentos da mecânica dos fluidos. Estática dos fluidos. Cinemática dos fluidos. Equações fundamentais para o escoamento de fluidos. Análise dimensional e semelhança dinâmica. Escoamento uniforme em tubulações. Fenômenos de transferência de massa e calor. Objetivo: Desenvolver nos discentes a capacidade de compreender e aplicar conhecimentos básicos sobre a estática e a dinâmica de fluidos ideais e reais, sobre os mecanismos transferência de massa, de calor e de quantidade de movimento e suas diversas aplicações em estudos de hidráulica, saneamento e recursos hídricos e na resolução de problemas práticos. Bibliografia Básica: FOX, Robert W.; PRITCHARD, Philip J.; MCDONALD, Alan T. Introdução à mecânica dos fluidos: .7 ed. Rio de Janeiro: LTC, c2010. 710 p. v; GILES, Ranald V.. Mecânica dos fluidos e hidráulica: resumo da teoria, 475 problemas resolvidos, 365 problemas propostos. ed. McGraw-Hill do Brasil, . 412 p; Munson, Bruce R. Fundamentos da mecânica dos fluidos,4 ed. São Paulo: Blucher, 2004. 571 p. Bibliografia Complementar: BASTOS, F.A. - Problemas de Mecânica dos Fluidos - Guanabara Dois. 1987; BENNETT, C.O. & MYERS, J.E. - Fenômenos de Transportes - Quantidade de Movimento, Calor e Massa - McGraw-Hill. 1978; BRAGA FILHO, Washington, Fenômenos de Transporte para Engenharia, 2a edição, Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006. 481p; BRUNETTI, Franco, Mecânica dos Fluidos, São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2005. 410p; COLEÇÃO SHAUM - RanaldGiles - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica- McGraw-Hill. 1997; STREET, Vennard - Elementos de Mecânica dos Fluidos - Guanabara Dois. 1978. COMPONENTE CURRICULAR: TERMODINÂMICA APLICADA. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Sistema termodinâmico, volume de controle; estado e propriedades de uma substância; processos e ciclos; Energia, A lei zero da termodinâmica. Propriedades de uma substância pura: Comportamento P-V-T dos gases, fator de compressibilidade. Trabalho e calor. A Primeira Lei da Termodinâmica aplicada a volumes de Controle. Segunda Lei da Termodinâmica. Entropia. Objetivo: Faltou colocar. Bibliografia Básica: Fundamentos da Termodinâmica - Tradução da 7a edição americana. Autores Richard E. Sonntag, Claus Borgnakke. Editora Blucher, 2009; Fundamentos da Termodinâmica clássica - Tradução da 4ª edição americana. Wylen, G. V.; Sonntag, R. E. &Borgnakke, C. Editora Edgard blucher LTDA, 1995. Bibliografia Complementar: Fundamentos da Termodinâmica - Tradução da 7a edição americana. Autores Richard E. Sonntag, Claus Borgnakke. Editora Blucher, 2009; Fundamentos da Termodinâmica clássica - Tradução da 4ª edição americana. Wylen, G. V.; Sonntag, R. E. &Borgnakke, C. Editora Edgard blucher LTDA, 1995. COMPONENTE CURRICULAR: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. Discussão: Não houve discussão. Ementa: Grandezas escalares e vetoriais Estudo de tópicos principais, estática das partículas, dos corpos rígidos e dos sistemas dos corpos rígidos, análise de estrutura isostática. Definição de centroides e momentos de inércia. Forças distribuídas. Tipo de vínculos e reações. Carregamento axial. Tensões e Deformações. Flexão / Carregamento transversal. Objetivo: Faltou colocar. Bibliografia Básica: GERE, J. M.; GOODNO, B. J. MECÂNICA DOS MATERIAIS. Editora Cengage Learning, 2011; HIBBELER. R. C. Resistência dos Materiais. Editora Pearson, 2009. Bibliografia Complementar: BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R. Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática. São Paulo: Ed. Bookman, 2011; CRAIG JR., R. R. Mecânica dos Materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2003; POPOV, E.P. Introdução à mecânica dos sólidos. Ed. Edgar Blucher, 1978; HIBBELER. R. C. ESTÁTICA: MECÂNICA PARA ENGENHARIA. Editora Pearson 2017. Após a discussão os presentes aprovaram por unanimidade a ementas dos componentes curriculares apresentados e discutidos. Encerramento: Nada mais havendo a declarar a reunião é encerrada às dezessete horas e cinquenta minutos eu Robson Alves de Oliveira, presidente do NDE, lavrei a presente Ata.


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Documento assinado eletronicamente por ROBSON ALVES DE OLIVEIRA, Docente, em 23/03/2020, às 20:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANA LUCIA DENARDIN DA ROSA, Docente, em 26/03/2020, às 21:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOSE ROBERTO RIBEIRO JUNIOR, Docente, em 27/03/2020, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RODRIGO MARTINS MOREIRA, Docente, em 13/04/2020, às 16:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 999016864.000067/2020-16 SEI nº 0393676